Conheças as características do vinho Branco, Tinto e Rosé
A procura por vinhos costuma aumentar nesta época do ano com a chegada do clima frio, principalmente no sul do país onde as temperaturas são ainda mais baixas. O vinho, antes esquecido na prateleira ou na adega, passa a ser um item necessário para enfrentar uma noite fria ao lado de uma boa companhia.
Apesar de normalmente consumir a bebida, há muitas pessoas que desconhecem as peculiaridades que tornam cada tipo de vinho especial e diferenciam os vários tipos de garrafas disponíveis para compra. Para te auxiliar a apreciar vinhos mais adequados ao seu paladar e distinguir melhor os atributos de cada um, o Gelada em Casa APP preparou esta matéria com as principais características dos vinhos Branco, Tinto e Rosé.
A cor é o primeiro estímulo visual que permite identificar de forma rápida o vinho dentre os tipos Branco, Tinto e Rosé. A cor e intensidade do vinho variam de acordo com o tipo da uva, a maturidade na hora da colheita e o tempo em que o líquido manteve contato com a casca durante a maceração. Conforme a nomenclatura, o vinho Branco tem aparência mais transparente com cores em tons amarelos e verdes; o vinho Tinto tem cor escura, sem transparência e em tons de vermelho e bordô; e por fim o vinho Rosé também apresenta transparência com cores nos tons rosa, vermelho e laranja.
A partir da categoria que identifica os vinhos pela cor, há características das uvas e da fermentação da garrafa, que definem a denominação dos vinhos com que já estamos mais habituados no mercado.
Vinho Branco
Podem ser divididos em três grupos: leves, corpo médio e encorpado. Os leves possuem sabor mais associado a frutas cítricas e baixo teor alcoólico. São refrescantes e ideais para desfrutar com saladas e frutos do mar. Um exemplo desse tipo é o Moscatel ou o Pinot Grigio.
Os vinhos brancos de corpo médio possuem notas mais amadeiradas e um pouco mais complexas que os leves. Nessa categoria estão o Sauvignon Blanc e o Chardonnay.
Os brancos encorpados costumam ter uma presença de carvalho e boa untuosidade. Eles acompanham frutos do mar, peixes mais carnudos e vão bem com molhos brancos. Entre eles, também estão o Chardonnay e o Hermitage.
Vinho Tinto
Também podem ser divididos nas categorias: leves, corpo médio e encorpados. Os tintos leves costumam ter aromas frutados evidentes. Possuem taninos discretos (que causam amargor e sensação de ressecamento da boca) e combinam com queijos e carnes leves, o vinho Pinot Noir é um exemplo.
Os vinhos de corpo médio possuem características aromáticas próprias e não são muito robustos, harmonizam com carnes vermelhas e massas. O vinho do tipo Merlot está nesta categoria.
Os tintos encorpados apresentam taninos muito presentes e alto potencial para o envelhecimento. São vinhos que harmonizam com pratos com mais gorduras e ricos em proteína. Nesta categoria existem os grandes vinhos mundiais, como o Cabernet Sauvignon, Tannat, e Malbec.
Vinho Rosé
São fáceis de distinguir. Existem apenas os leves, que são secos e sem açúcar residual evidente. O vinho rosé leve deve ser tratado como vinho branco e deve ser resfriado antes de servir. São refrescantes e versáteis e acompanham carnes brancas, vegetais grelhados ou cozidos.
O catálogo de vinhos do Gelada em Casa APP está lotado de novidades com a parceria exclusiva feita com a renomada Vinícola Antônio Dias.
Encontre no site ou no aplicativo Gelada em Casa APP o menu completo com as garrafas disponíveis e garanta o vinho que mais se adeque ao seu paladar, ou aos pratos que serão servidos na ocasião. Baixe o aplicativo do melhor delivery de bebidas de Porto Alegre (disponível para Android e IOS) e faça seu pedido!
Comentários